Guia de cuidados com o cabelo.

2019-06-18 00:00:00

 Adotar uma rotina de cuidados com cabelo - seja ele do tipo seco, normal, misto ou oleoso - é fundamental para manter as madeixas bonitas, brilhosas e saudáveis. Além de lavar o couro cabeludo regularmente com shampoo e selar os fios com condicionador, existem também os produtos extras, como a máscara de hidratação que pode salvar as pontas do ressecamento, e o esfoliante capilar que diminui o excesso de oleosidade da raiz, evitando a caspa - dermatite seborreica - e mantendo o cabelo saudável.

Independentemente do seu tipo de cabelo, para que ele fique saudável, brilhoso e livre de pontas duplas, é importante seguir uma rotina diária de cuidados, também conhecida como cronograma capilar. Com essa agenda funcional, você consegue seguir à risca os rituais e o uso de produtos certos para manter suas madeixas limpas, brilhosas e saudáveis.  

3.1 Quantas vezes devo lavar o cabelo?

A regularidade da limpeza vai depender muito do seu tipo de cabelo. Para os oleosos e mistos, a higiene pode ser feita diariamente ou dia sim e dia não. No caso dos mais secos e normais, pode dar um intervalo a cada dois dias para evitar episódios de ressecamento.

3.2 Como fazer hidratação capilar profunda em casa?

O ritual de hidratação tem o papel de repor os fatores de hidratação que os fios perderam com as agressões do dia a dia. E para realizar esse procedimento em casa, você precisa de um shampoo, uma toalha de microfibra e uma máscara de hidratação:

1º passo: Lave o couro cabeludo com um shampoo de sua preferência, com movimentos leves e circulares na região. Repita o procedimento e enxágue - a espuma que escorre para os fios nesta fase é suficiente para os higienizar, já que não é recomendado esfregá-los;

2º passo: Retire um pouco do excesso de água com uma toalha de microfibra - o material ajuda a manter os fios mais comportados e sem frizz, ao invés da tradicional turca de algodão;

3º passo: Aplique a máscara hidratante e nutrirreparadora mecha por mecha, evitando se aproximar da raiz do cabelo, fazendo uma leve fitagem. Depois deixe agir de acordo com o tempo indicado no rótulo e enxágue até remover todo o produto.

3.3 Esfoliação capilar: no que consiste essa etapa?

Esse procedimento tem a função de remover todos os resíduos acumulados no couro cabeludo, diminuindo a oleosidade, incidência de caspa, dermatite seborreica e trazendo a sensação de alívio imediato à região.

Como fazer a esfoliação: invista em um shampoo esfoliante e faça movimentos circulares com as pontas dos dedos no couro cabeludo durante a lavagem, evitando o comprimento dos fios. Deixe o produto agir por um tempo, enxágue e termine a lavagem como de costume, com um condicionador ou máscara capilar.

3.4 Como acabar com as pontas duplas do cabelo?

As pontas duplas são o maior e mais visível sinal de ressecamento dos fios. Muito inestéticas, elas só conseguem ser eliminadas com um bom corte de cabelo. No entanto, podem ser evitadas com alguns cuidados diários, como:

- Hidratar o cabelo semanalmente;

- Evitar abusar das ferramentas quentes, como a prancha e o secador;

- Lavar o cabelo com água fria ou morna;

- Usar uma toalha de microfibra ao secar.  

3.5 Cabelo áspero: o que fazer para deixar os fios mais macios?

Os fios ásperos, característica de cabelos secos e mistos, acontecem devido a falta de hidratação das pontas - muito comum nas madeixas onduladas, cacheadas e crespas. Para mantê-los mais macios, o ideal é:

- Apostar em um hidratação semanal;

- Secar o cabelo com uma toalha de microfibra para evitar a quebra e o frizz,

Lavar o cabelo com água fria ou morna;

- Dormir com uma fronha ou touca de cetim ou seda, para prevenir o atrito do cabelo com o travesseiro.

3.6 Como deixar o cabelo mais brilhoso

O brilho do cabelo acontece por conta do fechamento quase total das cutículas, refletindo intensamente a luz. Para garantir um cabelo mais iluminado e radiante, é fundamental adotar alguns hábitos:

- Inclua no seu cronograma capilar uma hidratação com máscara capilar ou ampola;

- Nos demais dias, termine a lavagem dos fios com um condicionador;

- Finalize o banho com uma chuveirada com água fria no cabelo.

- Todas as dicas para evitar pontas duplas e aspereza dos fios também são válidas.elo saudável.